top of page

Diário do Gabriel - 1 ano

Registros do nosso primeiro ano, os problemas e as aventuras...
Toda minha experiencia como mamãe e várias dicas pra vocês!

Nosso primeiro ano de A a Z! (23/03/2019)

Acertos Adaptação Admiração Alegria Amamentação Amor Ansiedade Apoio Aprendizado Atenção Aventuras Baby Shark Bagunça Batismo Beijos Bênção  Brincadeiras Brotoejas Cabelo preso Calor Cansaço Carinho Choro Ciúmes Cólicas Conflitos Conforto Confusão Conhecimento Crescimento Cuidados Dança  Dedicação Dentição Desafio Descobrimento Desespero Detalhes Deus Dificuldades Doação Dor  Doula Dúvidas Educação Emoção Energia Entrega Enxoval Erros Estressante Eterno Família Felicidade Festa Firmeza Força Fotos Fraldas Gargalhada Gratidão Gratificante Gritos Humor Imunidade baixa Incrível Insegurança Instinto Intenso Introdução alimentar Intuição Juntos Kids nursery rhymes Lágrimas Liberdade Ligação Livros Loucura Mastite Maturidade Medo Milagre Missão Músicas Novidade Nutrição Ocitocina Ordem Paciência Passagem Perguntas Persistência Praia Preocupação Prioridade Privilégio Proteção Queda de cabelo Recomeço Rede de apoio Reflexão Refluxo Renascimento Renúncias Resiliência  Responsabilidade  Risadas Riscos Rotina Sabedoria Sacrifícios Saúde Sentimentos Socorro Sono Sorte Sufoco Superação Sustos Tempo Trabalho Transformação União Verdade Vida Vídeos Vínculo Vitória Wheels on the bus Xerox do papai Youtube Zumbi
1 ano de maternidade, 1 ano de Gabriel. Parabéns pra nós minha vida! Meu amor! #DiariodoGabriel

Creche e Adaptação! (23/02/2019)

Nossos bebês crescem, e crescem rápido, muito rápido!
Hoje completamos 11 meses. Até agora, ficávamos 24h grudadinhos, quando não era mamando, era brincando, ou dormindo, ou chorando… mas estávamos juntos, o tempo todo, dia e noite.
É chegada a hora da separação, uma separação curta e esperada, da qual tentei de todas as formas preparar o meu psicológico e o dele. Não adiantou nada, pra ser bem sincera.
Primeiro dia de aula, foram 2 horas pra mim e uma eternidade pra ele. Uma mistura de sentimentos entre saudade, alívio, dor no coração e missão cumprida.
A decisão era aumentar aos poucos a carga horária conforme melhoria na adaptação… 
Primeira semana de muito choro da parte dele e muita ansiedade da minha parte. Fui instruída ao desmame, fiquei arrasada, não quero perder esse vínculo ainda! Estamos refletindo esse assunto.
Decidimos então por enquanto deixá-lo somente meio período e com paciência, aos poucos, vamos caminhando no ritmo do bebê. Adaptação escolar uma passagem difícil e muito, mas muito delicada.
Seguimos firmes!

51783630_2045322142188251_63054231778120
50018886_2018612591525873_59924083535763

Picos de Crescimento! (23/01/2019)

Começamos o ano com bastante emoção, Gabriel levou o primeiro tombo tentando escalar o sofá, em breve tudo indica que dará os primeiros passinhos, ansiosa para esse momento mas também preocupada pelo cansaço que só aumenta, ele engatinhando já está sendo um sufoco, andando ninguém segura mais essa criança hahaha… 
Definitivamente os desafios da maternidade são diários e fazem superar nossos limites!
Hoje completamos 10 meses, Gabriel que sempre foi calmo, agora parece que ligaram na tomada ou deram corda, engatinha pra todo lado, escala sofás, camas, cadeiras, toalhas, coloca tudo na boca, desde comida até areia da praia! Chora, chora muito, não sei se é dente, se é calor, se é sede, fome, birra… só respiro fundo e vamos lá… peito, beijo, abraço, olha o passarinho, mostro um brinquedo, outro, outro… e outro! Respira! Ufa, dormiu, não, acordou, dormiu de novo, acordou…. Eu preciso dormir! Papai também. 
Socorro! São os picos de crescimento, último pico teoricamente conforme os estudos, mas pra nós até agora o mais difícil de todos, enfim, vai passar!Parabéns bebê!!!!!!!!!

Nosso 2018. Gabriel faz 9! (23/12/2018)

Sinceramente, não sei como expressar em palavras a sensação de ouvir o primeiro “mamã”. Gabriel já soltava muitos sons e sílabas, mas agora de fato ele se expressa ao me ver, me chama, me reconhece. Reconhece o papai e todos da família! 
Fechamos o ano com 73cm e 10kg, medidas para bebês de 1 ano hahaha super saudáveis, até hoje sem febre, gripe ou qualquer probleminha de saúde. Gabriel é mais forte que todos por aqui, graças ao leite materno que ainda seguramos em livre demanda! 
2018 foi um ano muito especial pra todos nós, esse menininho mudou nossas vidas, nossos planos, nossa rotina. Mudou pra melhor, temos mais vida, mais alegria, mais motivos para acordar e agradecer todas as manhãs!
Um amor puro, simples, inocente. Um abraço, um beijo, um toque, a risadinha e cada gesto delicado que guardaremos no coração eternamente. Nosso menininho está crescendo muito rápido! Que vontade de parar no tempo e continuar em 2018 com o nosso bebezinho!

17757550_1482520695093972_39509670718944

Dentição. Gabriel faz 8! (23/11/2018)

Uau! Nosso sétimo mês foi cheio de aventuras e desafios!  Andamos de bicicleta pela primeira vez! Gabriel adora! Dorme na cadeirinha com menos de 10 minutos de passeio hahaha

Com um mês na aula de natação na piscina, resolvemos experimentar a água salgada, Praia do Lamberto! Gabriel é um verdadeiro caiçara! Entrou no mar pela primeira vez batendo as perninhas e remando hahaha  Ama brincar na areia, nunca pensei que se sujar de areia fosse tão gostoso e divertido!

É emocionante observar cada pequeno detalhe do desenvolvimento...  Gabriel é muito esperto! Criar meu filho nesse paraíso é um sonho!

Muitas brincadeiras e aventuras, mas entre elas alguns desafios, grandes desafios! Entramos na fase da dentição, quem disse que a “semana do dente” era difícil, mentiu! Pois aqui tivemos a “quinzena do dente”! Hahaha 15 noites mal dormidas, muito peito pra confortar e uma dica mega importante é o uso do colar de âmbar! Não tivemos febre e irritação por conta dele.. Pesquisem! Quem tiver interesse eu tenho o contato e posso fazer pedido mensal  ❤️ Gabriel já tem dois dentinhos nascendo, está comendo cada vez melhor, as mordidinhas no meu peito são doloridas, me fazem lembrar o primeiro mês de amamentação, com gritos e lágrimas nos olhos, mas eu sei que vai passar!

Gabriel cada dia mais forte e saudável e nos dando muita alegria! Parabéns meu amorzinho!

WhatsApp Image 2018-11-23 at 09.39.28.jp
44674162_293013598088966_413558655290861

Introdução Alimentar. Gabriel faz 7! (23/10/2018)

Não tinha levado tão a sério a história de que maternidade seria igual a um jogo de vídeo game, cada fase mais difícil! E essa fase da introdução alimentar é um verdadeiro desafio!

Aderimos ao método BLW, que consiste em oferecer a comida em pedaços, onde o Gabriel poderia escolher o que quer comer, com a mão. Deu pra imaginar? Busquem essa metodologia na internet, é ótima!

Começamos pelas frutas: banana, maçã, mamão, melão, pêra….. Ok! Sem reações!

15 dias testando frutinhas, iniciamos com a comida, o que eu comia, ele comia, nada especial… Mas, falhou! Só bagunça, brincadeiras e sujeira! Ele recusava tudo!

Tentei eu mesma dar com a minha mão, melhorou, comia pouco, mas comia. Com calma e paciência fomos melhorando, consegui acostumar com a colherzinha, experimentamos aos poucos os gostos e sabores. Hoje já fazemos duas refeições ao dia, almoço e janta, com frutas intercalando.. Gabriel adora um franguinho desfiado com batata e cenoura!!

Vale registrar no Diário do Gabriel também o início das nossas aulas de natação, Gabriel adora água, adora nadar. Já senta sozinho, sem apoio e está quase engatinhando, nossa próxima fase!

WhatsApp Image 2018-08-22 at 18.49.49.jp

Amamentação (23/08/2018)

Quero falar um pouquinho sobre amamentação, aproveitando o evento que tivemos aqui na cidade, o “Mamaço Ubatuba”, onde participei da organização junto com outras doulas, em favor da amamentação prolongada e conscientização da comunidade para este assunto.

Foi um sucesso!

A amamentação pode ser uma tarefa difícil para muitas no início, como também foi e ainda é pra mim, mas passa! Me arrepia lembrar da mastite, da dor que eu sentia, mas ao mesmo tempo, me fortalece quando vejo que passei por tudo isso e aqui estamos, com 5 meses de Gabriel e ainda em amamentação exclusiva.

Para isso, vale informar que, além de cuidar da parte física, alimentação, etc., existe um importante trabalho psicológico, pois por conta do cansaço, eu mesma já pensei em desistir várias vezes, principalmente pelas longas mamadas noturnas...

Ninguém é menos mãe por optar pela mamadeira antes dos 6 meses, mas essa nunca foi minha pretensão. É maravilhoso saber e entender que consigo nutrir meu filho com a produção do meu próprio corpo. Confesso estar ansiosa para a introdução alimentar, que venha o próximo mês!

Autocuidado (23/07/2018)

Esse foi o mês da queda de cabelo, uma situação bem assustadora porém normal por conta da amamentação e hormônios. Mês do retorno ao ciclo menstrual, imaginem minha cabeça ao passar pela TPM depois de mais de um ano, tinha até esquecido como era emocionante chorar e rir em menos de 10 minutos.

Enfim, aproveitando esse turbilhão, hoje vou relatar um pouquinho dos cuidados que tive comigo mesma durante a gestação até agora.

Mudei em primeiro lugar minha alimentação e minha rotina de exercícios, isso é essencial para ter uma gestação saudável, tranquila e para controlar o tão temido ganho de peso. Continuo me policiando para manter esse ritmo na alimentação, pois ajuda muito com a cólicas do Gabriel. Vale também afirmar que já voltei ao meu peso normal, mas meu corpo ainda sente os impactos da cesárea.

Durante toda a gestação pratiquei caminhada e ioga. Fiz algumas aulas de hidroginastica e essa prática me ajudou muito a aliviar as dores e desconfortos, também super indico praticar Pilates.

Claro que tudo demanda tempo, e por isso após o parto acaba ficando mais difícil. Hoje o curto tempo que tenho livre me permito dormir, porque dormir também é uma forma de cuidado!

Por isso fica a dica, descanse. Além disso, tire uma hora pra suas unhas, para hidratar o cabelo, ou até para uma sessão de massagem completa. Namore, passeie com o seu bebê, tome sol, água, muita água. Saia para conversar com uma amiga, dar risada. Conte com a sua rede de apoio, isso é muito importante.

Tornar-se mãe é somar e não substituir o seu papel de mulher. Cuide-se!

Batizado. Gabriel faz 3! (23/06/2018)

Gabriel faz mesversário junto com o aniversário da bisavó Marlene, muito amor pra um dia só!

E pra completar ainda mais essa comemoração, nosso terceiro mês foi marcado pelo batizado do nosso bebê em Cristo Jesus.

Dia 24/06, batizar o Gabriel no dia de São João é uma grande alegria, São João batizou Jesus no Rio Jordão e agora também marcou a história do nosso anjinho. Um agradecimento especial aos padrinhos, muitos bem escolhidos, Cibele e Cesar, por aceitarem essa missão, ao padre Marcelo Thurmann e a todos os amigos que estiveram presentes nesse momento, fisicamente ou por orações.

São João é um santo festeiro, e por isso não poderia passar em branco, preparamos a nossa festinha junina, com muita gordices e comilanças! Que delícia! Viva São João! Viva Gabriel!

Dois Meses (23/05/2018)

Já temos uma rotina quase definida. Horário para acordar, tomar banho, mamar e dormir. Alguns dias ainda fogem do programado, algumas noites ainda mal dormidas, mas aparentemente as coisas começaram a ficar mais tranquilas.

Já entendo seus resmungos e chorinhos. Sei quando quer carinho, quando está com fome e quando tem cocozinho querendo sair. Isso facilita muito as coisas.

Sei quais alimentos te fazem mal e os evito. Também sei os que fazem bem, e abuso no consumo...

A amamentação não dói mais (ufa!). Suas primeiras risadinhas me encantam. Arriscamos até uma tímida gargalhada esse mês.

Cada dia mais ativo, mexendo mais, se expressando mais. Um desenvolvimento impressionante e ao mesmo tempo assustador por conta da rapidez que tudo acontece.

Dia 13/05/2018, meu primeiro dia das mães como mamãe, para nós uma data de muito trabalho por conta da Floricultura. Trabalhamos há quase 20 anos neste ramo e sempre passei essa data homenageando mulheres mães e sonhando em quando seria a minha vez de ser homenageada. Esse dia chegou! Sou mãe! Chego a explodir de felicidade! Meu melhor presente é estar com Gabriel em meus braços! Muita gratidão por ser sido escolhida por ele para dar todo suporte, amor e carinho que ele merece! Parabéns pra nós, meu amor!

Os Sustos da Maternidade

Ser mãe é acertar e errar todos os dias. É aprender com cada erro e cada acerto! É doação, é amor incondicional!

Vou relatando aqui as aventuras e aprendizados mais relevantes, pois acreditem, cada dia pra mim é um novo desafio, então se eu for escrever tudo o que acontece vamos passar o dia lendo esse texto.

Tudo acontece muito rápido, pra mim o primeiro susto foi o descobrimento da gravidez, já que não foi uma gravidez planejada, depois o parto, que no meu caso acabou em cirurgia cesariana, e a cesária estava totalmente fora dos meus planos. Mas enfim, não é nisso que quero focar agora, mas sim nos sustos que temos em nosso dia a dia de mãe, verdadeiros mini infartos.

Temos dois cachorros, e os dois querem proteger o Gabriel, os dois tem ciumes um do outro com o bebê e por isso começaram uma briga. Nosso primeiro mini infarto de mãe acontece nesse momento! Gabriel estava dormindo na rede ao lado deles (Ele adora!) e quase virou por conta da movimentação dos dois. Eu nunca senti tanto medo na minha vida. Nunca me senti tão insegura perante uma situação.

Estamos cuidando de uma suspeita de refluxo, muito comum em bebês por conta da imaturidade do sistema digestório. Gabriel está dormindo no berço de ladinho e com travesseiro mais altinho conforme instrução do pediatra, mas mesmo assim um outro susto! Ouço um ruído diferente vindo do berço, e quando vou olhar, Gabriel estava engasgado com o próprio leite! Entendi quando diziam que o ideal no primeiro ano de vida é dormir no mesmo quarto. E se eu não tivesse junto? E se eu não tivesse escultado ali naquele momento? Melhor nem pensar.

Nosso Primeiro Mês (23/04/2018)

Alta da maternidade, hora de retornar pra casa...
Agora além da recuperação da cirurgia temos que nos adaptar com a nova rotina. Muitas mudanças, o que até então eu achava que seria simples, me surpreendeu!
A troca de fraldas, os cuidados no banho, a higienização do coto umbilical, a higiene bucal, o corte das unhas, são tantos detalhes que o ideal é fazer uma listinha pra não esquecer de nada...

A amamentação... Nossa, a amamentação! Como foi difícil o início! Mas passa, sim mamãe, isso passa!

Hoje vejo a boquinha do Gabriel em meu seio e a dependência daquela alimentação me da forças todas as noites, pois é, acordar de 3 em 3 horas não é fácil. Eu falei 3 horas? Isso sem o agravante das cólicas, pois neste caso o correto seria a cada 2 horas.
E ainda quando me falam: "Aproveita pra dormir enquanto ele dorme", está certo, toda oportunidade deve ser aproveitada, mas e quando ele dorme e quem perde o sono é você? Comigo acontecia sempre!
 

Vivemos em Ubatuba, cidade litorânea, e o mês de março/abril foi de bastante calor, não demorou muito para aparecer as temidas bolinhas nas dobrinhas do Gabriel (brotoeja) e a primeira assadura. Com muito cuidado e delicadeza, íamos lavando, passando pomadinha e uma dica que funcionou muito bem é a maizena, barata e prática. Ele tinha a pele tão delicada e por isso aquela ferida doía em mim, eu não aguentava ver aquele vermelhidão, graças a Deus aos poucos foi melhorando.

Desenvolvi uma pequena mastite (inflamação das mamas)... Mais dor... se vocês acham que amamentar dói, é porque não tiveram que desempedrar leite. Massagem, compressa de água fria e muita paciência. Superamos mais essa.

A amamentação creio que foi o mais difícil durante esse mês e ao mesmo tempo o mais intenso, essa conexão entre mãe e bebê é incrível, você pode ter marido, namorado, família, tios ou quem seja ao seu lado nesse momento, assim como eu tive, mas nenhum deles produz leite, esse trabalho é só seu e é um trabalho árduo, mas muito compensatório... É lindo ver o Gabriel mamando!

Não leve esse texto como pessimista, mas sim, realista. A maternidade é uma fase tão mágica que parece que quanto mais dificuldade você supera, mais forte você se torna. Quanto mais você se doa e se dedica, mais amor você conhece. É lindo esse amor! É lindo sentir como passou rápido esse primeiro mês!

bottom of page